CULTURA DE PAZ



Prezados amigos e amigas estamos vivenciando diversos contextos que muitas das vezes nos impedem de viver a cultura da paz em nosso cotidiano. Assim Respeitar a vida e a diversidade, rejeitar a violência, ouvir o outro para compreendê-lo, preservar o planeta, redescobrir a solidariedade, buscar equilíbrio nas relações de gênero e étnicas, fortalecer a democracia e os direitos humanos. Tudo isso faz parte da Cultura de Paz e Convivência.

Mas é importante ressaltar que a Cultura de Paz não significa a ausência de conflitos, mas sim a busca por solucioná-los através do diálogo, do entendimento e do respeito a diferença. A Cultura de Paz possui valores que pretendem humanizar a humanidade, em que o SER é maior do que o TER.

A igreja católica juntamente com os Movimentos de Cultura de Paz têm por fontes inspiradoras o Manifesto 2000 por uma Cultura de Paz e Não violência, projetado pelos ganhadores do prêmio Nobel da Paz, outros documentos internacionais (Haia, Declaração Universal dos Direitos Humanos, Documentos da Unesco, Carta das Responsabilidades Humanas, Carta das Responsabilidade dos Artistas).

Toda e qualquer ação cultural que seja fundamentada em uma atitude de compreensão é, em si mesma, um exercício de aceitação da diversidade cultural. Por isso, a disseminação dos valores da Cultura de Paz é imprescindível para que a sociedade possa construir um novo paradigma de desenvolvimento. A Cultura de Paz é a alma do reencantamento do mundo, sem ela não haverá mudanças substanciais, equilíbrio planetário e mundos poeticamente habitáveis.




0 comentários:

Postar um comentário