CATEQUESE ESPAÇO DE FÉ, DIÁLOGO E CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA 



Queridos catequistas é com muita alegria que estou descrevendo sobre o processo permanente de catequese renovada que nós da paróquia de São Sebastião estamos vivenciando e transformando realidades. Neste ano estamos imbuídos de muito ardor missionário para utilizamos o método catequético do ver, julgar, agir, avaliar, rever e celebrar na perspectiva humanística e construtivista.
Mas como planejar as ações catequéticas? Planeja-se primeiramente pensando-se em planejamento, corrigindo rumos, aprendendo com a experiência própria, com as experiências dos outros, lendo outros planejamentos, livros, trabalhos, experimentando, acertando e errando.  Assim para planejar é preciso antes de tudo avaliar a caminhada catequética na vida paroquial. Essa avaliação tem que ser consciente e madura.
É preciso que as equipes façam um retrospecto de tudo aquilo que funciona e não funciona na catequese, lembrando que cada paróquia ou comunidade possui suas características e realidades diferentes umas das outras. Não é necessário que se inicie um novo ano ou período para que se faça planejamento. Ele deve ser feito sempre que necessário, sempre que as diversas atividades que envolvem a catequese assim o exijam.
E deve ser participativo. Finalmente, é preciso saber quem vai fazer o planejamento. Quem vai planejar é um dos aspectos mais importantes do processo. Quando isso é feito pela equipe e não por um grupo de coordenação para a equipe, o envolvimento e os objetivos do planejamento são mais facilmente alcançados.
 Há um comprometimento maior dos membros envolvido. Cada um sabe que, de uma maneira ou de outra, contribuiu para a construção do projeto e assim, com responsabilidade compartilhada, é muito mais fácil trilhar o caminho de nova evangelização. Não há pessoas a se culpar caso algo saia do rumo. Há sim, unidade na correção desses rumos.
A coordenação paroquial de catequese juntamente com todos os catequistas estão unindo esforços para a construção de uma igreja servidora, missionária mais sobre tudo atenta ao valores do evangelho  e as exigências de nova evangelização no mundo contemporâneo.








0 comentários:

Postar um comentário