O Catequista e a Formação Permanente da Fé




JESUS DISSE: “IDE POR TODO MUNDO E PREGUE O EVANGELHO A CRIATURA.”

Com esta exigência a catequese tem uma função primordial na vida das pessoas e posteriormente assume um papel decisivo na construção de uma igreja evangelizada e evangelizadora, “A renovação atual da catequese nasceu para responder aos desafios de uma nova situação histórica. Esta exige a formação de uma comunidade cristã missionária que anuncie, na sua autenticidade, o Evangelho e o torne fermento de “comunhão e participação na sociedade e de libertação integral do homem” (CR 30).
Daí a necessidade de uma evangelização renovada, diz o Diretório Catequético Geral (1971), nº 2: “Impõe-se uma evangelização renovada e não apenas baseada na tradição cultural. Os homens que crêem hoje não são inteiramente iguais aos homens que creram em épocas passadas. Surge, daí, a necessidade de assegurar a perenidade da fé e, ao mesmo tempo, de propor a mensagem da salvação de maneira nova”. Mas não uma nova mensagem. Ser catequista não é algo que surja espontaneamente, é necessária uma preparação direcionada para essa missão. Esta preparação tem três vertentes fundamentais:
• O ser
• O saber
• O saber fazer

O ser catequista é desenvolve-se através da sua maturidade humana e da sua vivência cristã.
O saber do catequista é alimentado pelo seu aprofundamento de conhecimentos humanos e religiosos (conhecimento da Bíblia, dos documentos da Igreja e da teologia). O saber fazer vai-se adquirindo através da capacidade de programar, desenvolver, recriar e avaliar a catequese. A catequese de São Sebastião tem a graça de capacitar e formar os seus catequistas para que eles sejam sujeitos de sua própria história. Hoje com a evolução tecnológicas e tantas outras o catequista precisa está constantemente em formação para melhor a sua forma de pensar e de agir no mundo. Jurandir juntamente com a equipe de coordenação paroquial de catequese tem contribuído significativamente para a disseminação da Boa Nova de Jesus Cristo pautado em uma formação sistemática e dinâmica da fé.

Os catequistas da Paróquia de São Sebastião tem a graça de todo quarto domingo de cada mês desfrutarem da Manhã de Formação que é sempre preparado por duas Animação Bíblico Catequéticas onde na formação é escolhidos diversos temas para servirem de estudo, aprofundamento e crescimento pessoal do catequista.




Estes encontros acontecem com intuito de capacitar e formar bons catequistas para continuar a missão de Jesus cristo aqui na terra. Não se concebe nos dias atuais um catequista que não gostar de participar de Encontros, Formações, Espiritualidades e acima de tudo que não participar das celebrações nem em sua comunidade e nem em outras comunidades. Gostaria de mencionar que o papel do catequista na igreja é tão importante quanto sua formação, não podemos pensar em uma catequese só de encontros fechados mais precisamos desafiar a nós, quanto ao cuidado e zelo pela missão de Jesus cristo aqui na terra.Espero que se tem catequista que não gostar de participar de missas e formações a partir desta leitura comecem a despertar seu interesse e maturidade na fé. O catequista é chamado por Deus para continuar o projeto de Jesus nos diversos setores da igreja e da sociedade. Desejo que todos os catequistas do mundo inteiro mais especialmente os da Diocese de Parnaíba sejam verdadeiros imitadores de Cristo, pois só assim construiremos uma igreja mais justa, humana, solidária e fraterna.




0 comentários:

Postar um comentário