CATEQUESE FÉ E VIDA
SAIU O SEMEADOR A SEMEAR (MC 4,3)

A FORÇA MAIS POTENTE DO UNIVERSO É A FÉ. (Madre Teresa de Calcutá)
Queridos catequistas com esta frase dita por Madre Teresa de Calcutá “A força mais potente do universo é a fé”. O seu legado jamais será esquecido por todos os cristãos, mais principalmente pelos os catequistas espalhados pelo o mundo inteiro, que tem como missão primordial “Anunciar o Evangelho de Cristo a Todos os Povos”.
Para ela a fé é muito individual na vida de cada pessoa,assim cada um deve cultivar em seu cotidiano esta mesma fé deixada por Jesus Cristo. Com isso a do semeador parábola é fonte inspiradora para a evangelização. A semente é a palavra de Deus (Lc 8,11). O semeador é Jesus Cristo. Ele anunciou o Evangelho na Palestina há dois mil anos e enviou os seus discípulos a semeá-lo pelo mundo. Jesus Cristo hoje, presente na Igreja por meio do Seu Espírito, continua a divulgar amplamente a palavra do Pai no campo do mundo.
A qualidade do terreno é sempre muito variada. O Evangelho cai à beira do caminho (Mc 4,4), quando não é realmente escutado; cai em solo pedregoso (Mc 4,5), sem penetrar profundamente na terra; ou entre os espinhos (Mc 4,7), e é imediatamente sufocado no coração dos homens, distraídos por muitas preocupações. Mas uma parte cai em terra boa (Mc 4,8), isto é, em homens e mulheres abertos à relação pessoal com Deus e solidários com o próximo, e produz frutos abundantes.
Jesus, na parábola, comunica a boa notícia de que o Reino de Deus chega, não obstante as dificuldades do terreno, as tensões, os conflitos e os problemas do mundo. A semente do Evangelho fecunda a história dos homens e preanuncia uma colheita abundante. Jesus faz também uma advertência: somente no coração bem disposto a palavra de Deus germina.
A Igreja continua a semear o Evangelho de Jesus no grande campo de Deus. Os cristãos, inseridos nos mais variados contextos sociais, olham o mundo com os mesmos olhos com que Jesus contemplava a sociedade do seu tempo. O discípulo de Jesus Cristo, de fato, participa de seu interior, das alegrias e das esperanças, das tristezas e das angústias dos homens de hoje.
Olha para a história humana, participa dela, não apenas com a razão, mas também com a fé. À luz desta, o mundo se mostra ao mesmo tempo criado e conservado pelo amor do Criador, reduzido à servidão do pecado, e libertado por Cristo crucificado e ressuscitado, com a derrota do Maligno.
Falaremos um pouco da fé, como uma palavra tão pequena pode ganhar tantos significados, principalmente errados. Pessoas têm fé no seu time, seu cônjuge, sua vida, sua religião, sua crença, e tantas outras coisas. Paulo fala da "obediência da fé", "proclamada a vossa fé", "fé mútua", mas que fé é esta, fé em quê? Quando vemos o desejo dele em "anunciar o evangelho" em Roma, temos a explicação desta fé, no versículo 16 Paulo declara o seu amor, e desejo que o evangelho seja visto e ouvido por todas as pessoas do mundo, pois ele não tinha vergonha nenhuma dele.
Porque tanta paixão de Paulo pelo evangelho? Ele explica: "é o poder de DEUS para a salvação de todo aquele que crê primeiro do judeu e também do grego". Creio que você saiba o que seja um judeu, é um cidadão nascido na Judéia (mas é um termo para designar também um verdadeiro israelita), grego ou gentio, são a forma para se chamar todos os que não são judeus, seria algo como brasileiros e estrangeiros.
Vemos que o desejo de Paulo ao divulgar o evangelho está no fato de que a única maneira de judeus ou gregos.Em outras palavras quero dizer que toda e qualquer pessoa do mundo inteiro será salvo se crê no evangelho, Ele é a fonte inspiradora da proposta de salvação do seu Filho Jesus Cristo, porque somente quem crê recebe o poder para ser salvo.
Há uma teoria de que todas as pessoas do mundo são filhos de DEUS, mas em João 1:12 vemos claramente que esta definição é restrita aos que crêem, ou seja, aos que têm fé no evangelho de DEUS, proclamado por meio de Jesus Cristo.Leia com muita atenção o verso 17, a justiça de DEUS será por meio do evangelho, e somente os que têm fé neste evangelho poderão viver eternamente com DEUS, "O justo viverá por fé".

Que sejamos verdadeiros catequistas anunciadores da boa nova de Jesus mais também que possamos fazer a experiência da oração, prática de caridade, visita aos enfermos e que um dia possamos dizer como ‘Paulo Já não sou eu que vivo mais é Cristo que vive em mim”.
0 comentários:
Postar um comentário