CATEQUESE E O PENTECOSTES




Queridos irmãos e irmãs o pentecostes é uma das celebrações importantes do calendário cristão, e comemora, segundo esta crença, a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo. O Pentecostes é celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa. O dia de Pentecostes ocorre no sétimo dia depois do dia da Ascensão de Jesus.

Isto porque ele ficou quarenta dias após a ressurreição dando os últimos ensinamentos a seus discípulos, somando aos três dias em que ficou na sepultura somam quarenta e três dias, para os cinquenta dias que se completam da páscoa até o último dia da grande festa de Pentecostes, sobram sete dias; e foram estes os dias em que os discípulos permaneceram no cenáculo até a descida do Espírito Santo no dia de Pentecostes. O pentecostes é o símbolo do Cenáculo, onde os Apóstolos se reuniram, pela primeira vez, à espera do Espírito Santo. O Cenáculo, a partir, deste momento passa a ser considerado um símbolo de sacralidade na ótica cristã, até então era considerado pelos judeus apenas um lugar de reuniões. 
 
Atualmente o 50 dias após a Páscoa é considerado pelos cristãos o dia de Pentecostes. Pentecostes na religião cristã foi, também, o dia da descida do Espírito Santo (Espírito de Deus) sobre os apóstolos. 

Tal experiência é chamada de batismo no Espírito Santo. Existem movimentos em toda a história do cristianismo, sendo enfatizado, especialmente, em meados do século XX com o surgimento das primeiras Igrejas Pentecostais, as quais enfatizam ter os dons do Espírito. Assim amados catequistas precisamos ainda pedir as luzes do Espírito santo para que possamos construir uma igreja católica samaritana.  Todos os dias precisamos clamar pelos os dons do Espírito santo que são os seguintes: Sabedoria, Conselho, Entendimento, Fortaleza, Piedade, Temor de Deus e Ciência. Esperamos que durante esta celebração possamos nos unir a Jesus Cristo por meio de sua ação evangelizadora em nosso meio.
.



0 comentários:

Postar um comentário