OLHARES SOBRE O ITINERÁRIO  CATEQUÉTICO




Estimados catequistas da Diocese de Parnaíba, mais especialmente da paróquia de São Sebastião, estamos muitos felizes com atuação de vocês, das crianças, adolescentes e familiares na jornada catequética. Para nós da coordenação paroquial é motivo de muita alegria e estima na evangelização do povo de Deus.

A paróquia está em constante missão e a catequese está iniciando o processo de estudo e compreensão do itinerário catequético. Precisamos enquanto catequistas mensageiro da palavra de Deus, pensar primeiro numa introdução simples que e clara que contemple as percepções de catequese no mundo moderno e desafiador.

O itinerário pode ser entendido como a descrição do trajeto a ser percorrido, mais que um planejamento, ele é um guia para o catequista traçar suas estratégias de caminhada. Ele prevê os objetivos a serem atingidos, conteúdosa serem explanados e ações transformadoras para que a catequese cumpra o seu papel. Um itinerário também faz uma estreita ligação com a liturgia, cuidando da dimensão celebrativa que dá suporte à catequese mistagógica. Ao processo de inserção da família e da comunidade na catequese, também é dada uma especial atenção (…). 

É bom que os catequistas determinem quais os objetivos que queremos atingir com ele, onde queremos chegar a partir da experiência pessoal com Cristo e com os irmãos. Os objetivos precisam estar bem definidos para que possamos ter êxito na missão evangelizadora, assim o objetivo Geral: Nortear o agir catequético da paróquia e de seus protagonistas, implantando um itinerário que conduza a um modelo de iniciação à vida cristã, inspirado no processo catecumenal, na catequese de crianças, adolescentes, jovens e adultos. Enquanto que os objetivos específicos são:

-Transformar o modelo de catequese sacramentalista e escolar para uma iniciação cristã que coloca a criança em contato com JESUS CRISTO e assim iniciá-la no discipulado.
- Que o rito de iniciação cristã de adultos (RICA) seja conhecido e vivenciado na comunidade.
-Fazer com que as famílias tenham consciência da sua responsabilidade em transmitir a fé a seus filhos e engajá-las no projeto catequético
-Proporcionar mais compromisso com a oração, com a comunidade e a participação litúrgica.
-Unificar o conteúdo das fases de catequese, para que todos tenham o mesmo ensinamento.
– Incentivar os catequistas a se qualificarem para os encontros, fazendo mais formações.

    Esperamos que a partir da experiência pessoal com Jesus caminho, verdade e vida possamos ser semeadores da vida em plenitude, levando em consideração o zelo apostólico e transformador na vida das crianças, adolescentes e jovens de nossa querida paróquia.

Cabe a nós catequistas estudamos com muito compromisso o itinerário para que juntos possamos construir uma igreja católica, acolhedora, missionária e servidora do reino de Deus aqui na terra.


0 comentários:

Postar um comentário