Catequese Fé e Vida





Historicamente tem falado - se muito em Catequese Renovada e já houve muitos avanços em relação catequistas – catequizandos, metodologia, material, dentre outros. Hoje podemos vislumbrar que o conceito de catequese perpassar muito mais de dar uma simples encontro.Daí a catequese surge como uma oportunidade a mais de liga fé e vida,com isso os encontros precisam ser bem preparados para ir de encontro as necessidades e das Crianças, Adolescentes e Adultos.
Muitos destes fatores contribuíram para que ela assim fosse chamada. Percebemos que algumas propostas da Catequese Renovada estão muito visíveis: O uso da Palavra de Deus, A importância de ligar a fé com a vida, Perceber e Respeitar as Situações dos Catequizandos tais: com interesses, jeito de viver, idade, cultura, a preocupação em fazer uma catequese mais comprometida com a comunidade, envolvimento da família, o uso de uma metodologia mais Criativa, Transformadora, Libertadora e dinâmica.
O documento Catequese Renovada (26), escrito em 1983, nos faz propostas arrojadas e que ainda estamos por concretizar. Para muitos catequistas, pais, agentes, padres a catequese é ainda pensada:
• Só para crianças;
• Voltada para os sacramentos;
• Para a celebração dos sacramentos que muitas vezes é uma formatura, portanto, depois disto é um adeus a todos os compromissos de fé e vida;
•Os encontros de catequese são pensados como uma “aula escolar”;
• Os encontros catequéticos são desligados da vida (problemas, exclusões, alegrias, lutas, meios de comunicação).
A nossa preocupação é que se possa superar uma fé que apenas passa por um texto, ou doutrina, e que, com os nossos catequizandos, se possa fazer uma verdadeira experiência de Deus, vivenciada como processo e encarnada no dia-a-dia, na luta por mais justiça e acolhendo a vida como maior dom de Deus.
Diz o documento que a finalidade da catequese é a “maturidade da Fé, num compromisso pessoal e comunitário de libertação integral” (CR 318).
A maturidade da fé não se faz de um dia para o outro. Ela tem início na família, contínua na comunidade e acompanha a pessoa por toda a vida. Assim fica como desafio para todos nós catequistas não se faz catequese somente com encontros com formatos de sala de aula, mais com o resultado da junção fé e vida. Pois o nosso catequizando é alguém que já traz de casa algum conhecimento e na catequese ele vai fortalecer a sua na proposta do projeto de Jesus Cristo aqui na terra.



“Que possamos nos espelhar na Família de Nazaré e que sejamos promotores da prática do bem aqui na terra”.


0 comentários:

Postar um comentário